domingo, 18 de outubro de 2009

Apple Macintosh



Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela Apple Inc. desde Janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.

Os primeiros modelos foram construídos em torno dos microprocessadores da família 68000 da Motorola. Com o surgimento de arquitecturas mais poderosas, a partir de 1994 foi empregada a família de processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu, com a adopção de processadores Intel, da família Core.

Em Setembro de 2006, três diferentes processadores são utilizados nos diferentes modelos de Macintosh à venda:
Core Solo: processador menos poderoso, usado em modelos mais simples de Mac Mini
Core 2 Duo: processador voltado para uso em notebooks de alta performance, usado em Mac Mini, MacBook, MacBook Pro e iMac
Xeon 5100: processador voltado para uso em servidores, usado na workstation Mac Pro e nos servidores Xserve. Os Macintosh funcionam normalmente com o sistema operacional Mac OS, mas outros sistemas também são disponíveis, como o Linux ou FreeBSD. Um cluster de PowerMacs G5 apelidado de Big Mac era um dos computadores mais rápidos em 2003.

O grande impulsionador da Apple Macintoch

 



Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs (San Francisco, 24 de Fevereiro de 1955) é um empresário americano co-fundador das empresas de informática Apple Inc, da NeXT e do estúdio Pixar. Criou alta notoriedade em torno de seu nome por levar a cabo uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos.
Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve WozniaK, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projecto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projecto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projecto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso accionado por um rato - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polémica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações sem provas concretas de espionagem industrial, facto que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).

 Em 1984, a Apple lançou o Machintosh, o primeiro computador pessoal com recursos de desenho e tipografia, além de uma interface gráfica pioneira e agradável aos olhos. Ele preconizou todos os futuros PCs dali em diante - por isso Jobs é considerado o "Pai do Macintosh". O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária milionária exibida apenas naquele ano nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua ideia criativa e profética, que teve uma produção grandiosa.
O Macintosh foi lançado em 24 de Janeiro de 1984, com um preço de US$2495. Vinha equipado com 128 KB de memória (por isso é conhecido hoje como Macintosh 128k, para diferenciá-lo de modelos posteriores, também chamados Macintosh) e rodava com o Sistema Operacional System 1, que mais tarde, já na versão 7.6, seria chamado de Mac OS.
Apesar de uma acolhida entusiástica, ele era radical demais para alguns: como a máquina era construída em torno da interface gráfica, todos os programas em linha de comandos existentes tiveram que ser completamente adaptados. Isso contrariou a maior parte dos desenvolvedores de software, sendo a causa principal da falta de programas para o Macintosh no início.
Depois de altos e baixos, a Applle a partir de 1997 tem vivido bons tempos, graças a uma política inovadora.
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e pela sua equipa. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs vem trabalhando muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a actuar na área de electrónica e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, Cds e de rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.Em 2007 a Apple passou a comercializar telemóveis, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G, e mais recentemente o novo iPhone 3gs (speed) ,que foi lançado em Julho de 2009, com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário